Anico Herskovits

A ANPED Sul tem o prazer de contar, na identidade visual do site e de seus materiais de divulgação, com reproduções de gravuras da artista Anico Herskovits. As obras cedidas por ela trazem temas e paisagens do sul como “Fandango de Malaquias” e “Pirata sesteando”, mas também cenas do cotidiano, como “Bar da nega do Zé” e “Fundo de quintal”, além de imagens com forte inserção social, como “Viralatas”, “Subiu na construção como se fosse sólido” e “Artigo V – Dos Estatutos do Homem de Thiago de Mello”. O olhar poético e sensível de Anico, talhado em xilogravuras marcantes, reforça e amplia a extensão da temática do nosso evento: “Educação, Democracia e Justiça Social”. As cidades e cenas imaginárias de Anico não ilustram e exemplificam tais temas, mas potencializam a nossa imaginação e o enfrentamento das relaçõe as que podem se estabelecer a partir daí. Se queremos que a educação brasileira seja realmente aliada da democracia e da justiça social, como poderíamos abrir mão das artes como instigadora da nossa capacidade de imaginar outros cenários possíveis? A Coordenação da ANPED Sul agradece profundamente a artista Anico Herskovits pelas possibilidades que nos oferece para continuar pensando e resistindo.

Gravadora, desenhista, ilustradora e professora, entre 1970 e 1974 estudou no Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Frequentou o Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre por um período que se estendeu até depois de sua formação universitária. Desde 1976, ministra cursos de xilogravura e litografia em diversas cidades do interior gaúcho. Em Porto Alegre lecionou no Ateliê Livre da Prefeitura, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e no Instituto de Artes da UFRGS. Em 1983, ao lado de Marta Loguércio e Maria Tomaselli, fundou o ateliê de litografia MAM/RS.

Anico Herskovits tem sua trajetória assinalada por várias premiações de prestígio. Em 1974 recebeu menção honrosa no 6º Salão de Verão do Rio de Janeiro. Em 1981 foi premiada no 38º Salão Paranaense, na Fundação Teatro Guaíra. Dois anos depois venceu o Prêmio Ivan Serpa, promovido pela Funarte, que lhe garantiu a publicação do livro Xilogravura Arte e Técnica. Em 2015 recebeu o Prêmio Jabuti pelo projeto gráfico do livro “Cidade Imaginária”, uma original publicação feita pela artista em “pop up” a partir de ilustrações em xilogravura, com textos poéticos de Jorge Rein.

Expõe individualmente desde o ano de 1974, tendo Participado de várias exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, sendo as mostras mais recentes, no Centro Cultural da Caixa Econômica, em São Paulo, de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, e no Instituto Goethe de Porto Alegre, entre maio e julho de 2017.

Algumas obras de Anico Herskovits