CRONOGRAMA PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO

Submissão de Trabalho (Resumo Expandido) prorrogado até 25/07/2022.

Divulgação do Resultado da aprovação dos trabalhos: 06/09/2022.

Envio de Recurso: 06 a 08/09/2022.

Resultado do Recurso: 14/09/2022 (no cadastro do/a autor/a).

Pagamento das Inscrições com apresentação de trabalho: até 20 de outubro de 2022.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

Será admitida a submissão de até 03 (três) textos por pesquisador(a) na categoria Resumo Expandido: 01 (um) como autor(a) e 02 (dois) como coautor(a), ou 03 (três) como coautor(a). Cada texto pode ter até 3 (três) autores: 01(um) autor(a) e 2 (dois) coautores.

A submissão de trabalhos acadêmicos nas Reuniões Científicas Regionais da ANPEd está orientada pela Resolução nº 01/2015 – ANPEd, de 07/10/2015, em especial pelos artigos e parágrafos especificados abaixo:​

Art. 6º Somente poderão participar da Reunião Científica Regional, com apresentação de trabalhos, professores(as) pesquisadores(as) de Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, estudantes de PPGEs, pesquisadores(as) em geral, docentes de Instituições de Ensino Superior (IES), e da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa.

Art. 7º para submeter trabalhos para a Reunião Científica Regional da ANPEd os(as) autores(as) e coautores(as) deverão ser sócios da ANPEd e quites com a anuidade.

§1º Poderão participar com apresentação de trabalhos alunos de graduação vinculados a projetos ou grupos de pesquisa somente na condição de coautor cujo autor principal seja associado da ANPEd.

​​Observação 1: O pagamento da anuidade da ANPEd NÃO EQUIVALE à INSCRIÇÃO NA 4ª ANPEd Norte e NÃO assegura a apresentação de trabalho e participação na reunião regional dos autores e coautores que submeteram textos/proposta à avaliação científica.

​Observação 2: Os autores de trabalhos aprovados para apresentação, deverão se inscrever na 4ª ANPEd Norte até o dia 15 de agosto de 2022, sob pena de a apresentação e/ou publicação dos mesmos não ser certificada. Os participantes que não forem apresentar trabalhos poderão efetuar sua inscrição durante o evento.

COMUNICAÇÃO ORAL

Serão aceitas pesquisas concluídas e em andamento que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise, vinculadas a um dos GTs do evento;

O texto deve ser apresentado e organizado em formato RESUMO EXPANDIDO, deverá ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, método, discussão e resultados, e conclusões. Deverá conter entre 15.000 e 20.000 caracteres com espaços incluindo as referências. Não deverá ter notas de rodapé e atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave e as referências).

Observações:

  1. É obrigatória a presença de, no mínimo, 01 (um) dos(as) autores(as) para a apresentação do trabalho e sua certificação.
  2. Os textos enviados não serão passíveis de substituição e/ou modificações após o fechamento da submissão no sistema.
  3. Os textos NÃO devem conter nenhuma identificação que o exclua por quebra de anonimato: referência explícita da autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé; citação, vinculada ao nome do(a) autor(a), do(a) orientador(a) da dissertação ou tese do(a) autor(a).
  4. Os autores deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa bem como para a correção linguagem e normatização técnica da ABNT.
  5. Serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico, os textos aprovados e que tiverem autorização dos(as) autores(as) para tal.
  6. Os(as) autores(as), ao enviarem o texto para avaliação e optarem (no momento da submissão) pela publicação nos anais do evento, cedem à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras.

Orienta-se o preenchimento atento e correto do formulário de inscrição e submissão, pois o registro correto das informações é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e coautores(as). Os dados informados no cadastro e no formulário de inscrição serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao inscrito, autor(a) e/ou ao trabalho.

Todos os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas ad hoc do GT escolhido para a submissão. Em casos de pareceres discrepantes, o membro do Comitê Científico será solicitado para emitir parecer.

Os textos poderão receber dois resultados:

Aceito: quando for identificado que o texto inscrito atende às exigências estabelecidas nos CRITÉRIOS DE JULGAMENTO;

Negado: quando for identificado que o texto inscrito não atende às exigências estabelecidas nos CRITÉRIOS DE JULGAMENTO.

​Em ambos os casos o/a autor/a irá receber um parecer descritivo. O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

  1. Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa.
  2. Riqueza conceitual na formulação dos problemas.
  3. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
  4. Interlocução com a produção da área.

Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

A análise dos recursos obedecerá à seguinte sistemática:​

O(A) interessado/a deverá solicitar, dentro do prazo estabelecido no calendário acima, via justificativa no portal, pedido de revisão de avaliação;

O(A) Coordenador(a) do GT designará um/a novo/a avaliador/a para avaliar o trabalho.

O(A) novo(a) avaliador/a decidirá, em conjunto com o Comitê Científico, e encaminhará a decisão ao/à Coordenador/a do GT.

CRONOGRAMA PARA SUBSMISSÃO DE PAINEL TEMÁTICO

Submissão do Painel Temático: até 20/07/2022.

Inscrição no evento: 21/07 a 07/11/2022.

Resultado da avaliação dos trabalhos: 06/09/2022.

Pedido recurso (autor/a): 08 e 09/09/2022.

Resultado dos recursos: 14/09/2022.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

Objetivo: Criar um espaço de interlocução e debate de temas não contemplados nas mesas e nas sessões especiaise nas temáticas dos GT a partir dos Programas de Pós-Graduação em Educação das regiões brasileiras. Devem ter um caráter de interlocução entre as temáticas e representar a oportunidade de diálogo com pesquisadores(as) experientes da área. A articulação do painel, o envio do arquivo e a organização da apresentação serão de responsabilidade do(a) coordenador(a).

  • Cada painel deverá estar composto de resumo expandido, identificando as ementas da temática do painel. Cabe ao(a) coordenador(a) fazer a apresentação geral da temática;
  • O resumo expandido poderá ter no máximo dois autores por Instituição/Progama;
  • O painel deverá envolver no mínimo três instituições diferentes ou até duas da mesma instituição de Programas diferentes.
  • Para a realização da submissão do Painel é necessário que todos(as) os(as) autores(as) sejam associados(as) da ANPEd e estarem com a anuidade de 2022 quitada.
  • Para apresentar o Painel, todos(as) os(as) autores(as) devem se inscrever na 4ª Reunião Regional Norte da ANPEd.
  • Os(as) autores(as) só poderão participar de uma única proposta de Painel. A constatação de inscrição em mais de um Painel resultará na anulação das submissões.

A coordenação do painel deverá ser de professores(as) pesquisadores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte e entre os autores pode ter convidados externos de outra região.

  • O envio deverá ser feito exclusivamente pelo(a) Coordenador(a) do Painel, para o e-mail: 4anpednorte@unifap.br
  • O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.
  • Ao enviar a proposta para avaliação, o (a) coordenador(a) do Painel e demais autores(as), estarão cedendo à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido texto relativo ao Painel, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e digital.
  • Lembra-se aos(às) autores(as) a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.
  • Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao(à) autor(a) e/ou aos resumos (emissão de documentos, publicações, comprovantes, etc.).

Os(as) proponentes deverão apresentar propostas completas de Painéis, uma vez que a Comissão Organizadora NÃO irá estruturar painéis a partir de propostas individuais. A proposta deve ser encaminhada pelo(a) Coordenador(a) do Painel, programa Word for Windows, que deverá criar um resumo expandido com o mesmo titulo do painel.

  • Título do Painel em fonte maiúscula, com alinhamento centralizado;
  • Nome dos(as) autores(as) com a identificação institucional, alinhado à direita;
  • Nome do(a) COORDENADOR(A) com a identificação institucional, alinhamento à esquerda;
  • Resumo expandido identificando as ementas da temáticado painel com até 8 páginas, alinhamento justificado, espaçamento simples;
  • Palavras-chave (de três a cinco), separadas por ponto e vírgula;
  • Referências ao final do texto.

Duração do Painel: 90 minutos.

A apresentação de cada autor(a) deverá ser sistematizada em 15 minutos. Deverão ser dedicados no mínimo 30 minutos para debate dos resumos ao final das apresentações.

Cada resumo apresentar as 3 (três) abordagens conforme as instruções a seguir: introdução (justificativa, problema de pesquisa e objetivos), metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências e incluir as referências.

O PAINEL deverá ser organizado conforme instruções abaixo:

  • Programa: Word for Windows;
  • Fonte: Time New Roman, tamanho12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm.
  • Título em minúsculo, em negrito, com alinhamento centralizado;
  • Nome dos(as) autores(as) com a identificação institucional, alinhado à direita;
  • Até três a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula;
  • Referências: as citações e referências devem seguir as normas da ABNT. Utilizar notas de final de texto e não de rodapé. As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.

Obs.: caso haja ilustrações como quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias, desenhos, etc.) estes devem vir no corpo do texto, com legendas explicativas na margem superior da ilustração, e com indicação de fonte na margem inferior, ambos com fonte de letra tamanho 10.

Pedir Termo de autorização e créditos de imagens dos autores.

A avaliação será realizada por uma Comissão constituída para esse fim.

CONTATOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
Endereço: Rodovia Josmar Chaves Pinto – KM 02, Nº: S/N

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGED
Bloco I, Sala 03

Para dúvidas e sugestões: 4anpednorte@unifap.br

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