4ª Reunião Científica Regional ANPEd Norte

Educação na Amazônia com Justiça Social e Garantia do Direito à Educação

09 a 11 de novembro de 2022

APRESENTAÇÃO

4ANPED

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e o Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação em Educação da Região Norte (FORPREd) organizam a 4ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd com o tema: “Educação na Amazônia com Justiça Social e Garantia do Direito à Educação”. O evento ocorrerá no período de 09 a 11 de novembro de 2022, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Marco Zero, na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá.

A escolha do tema da 4ª ANPEd Norte se justifica pela necessidade de ampliar e socializar as pesquisas e discussões sobre a Educação na/da Amazônia tendo como princípios basilares a Justiça Social e o Direito à Educação para os povos das múltiplas Amazônias, tendo em vista a diversidade e complexidade de saberes e culturas existentes nos territórios da Região Norte do Brasil.

As Reuniões Científicas Regionais da ANPEd ocorrem a cada dois anos, sendo que a 1ª ANPEd Norte se deu na Universidade Federal do Pará (UFPA), cidade de Belém-PA, no ano de 2016, com o tema: “Políticas Públicas e Formação Humana: desafios para a Educação na Panamazônia”. A 2ª ANPEd Norte foi sediada na Universidade Federal do Acre (UFAC), na cidade de Rio Branco-AC, ano 2018, com o tema: “Desafios da Educação na Amazônia: ultrapassar fronteiras e superar limites”. A 3ª ANPEd Norte foi organizada pela Universidade Federal de Tocantins (UFT), localizada na cidade de Palmas-TO, de maneira remota no ano de 2021 em razão da Pandemia por COVID-19, com o tema: “Direito à Educação na Amazônia: diversidade, inclusão e resistência”.

A Unifap, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), tem a honra de sediar a 4ª ANPEd Norte, pois reconhece a ANPEd como espaço capaz de impulsionar a produção científica na Região Norte e, de maneira particular, no estado do Amapá, oportunizando a ampla participação da comunidade acadêmica local e regional no evento.

Esperamos por todos/as/es!

Sejam bem-vindos/as/es à Capital do Meio do Mundo!

OBJETIVOS

A 4ª ANPEd Norte tem, como objetivo geral:

Promover o intercâmbio científico entre os Programas de Pós-Graduação em Educação para fortalecer a pesquisa na área da Educação na região Amazônica, notadamente no Norte do Brasil, composto pelos estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

Em específico, pretende:

01.

Socializar a produção acadêmica produzida no interior dos Programas de Pós-graduação em Educação, em especial na região Norte do Brasil;

02.

Debater os problemas educacionais da região amazônica;

03.

Articular os Programas de Pós-graduação em Educação em torno das políticas de Educação nacional e seus efeitos na região Norte do país;

04.

Conhecer e debater os referenciais teóricos e metodológicos circunscritos às pesquisas em Educação;

05.

Favorecer a discussão e elaboração de proposta de políticas de pós-graduação na área da Educação e em especial para a região Norte;

06.

Promover o intercâmbio entre pesquisadores da área da Educação.

PÚBLICO-ALVO

Poderão participar da Reunião Científica Regional Norte da ANPEd com apresentação de trabalhos professores(as) e pesquisadores(as) de Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, estudantes de PPGEs, pesquisadores(as) em geral, e docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) e da Educação Básica vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa. Poderão ainda participar da 4ª ANPEd Norte 2022 com apresentação de trabalhos alunos de graduação vinculados a projetos ou grupos de pesquisa somente na condição de coautor cujo autor principal seja associado da ANPEd.

Número estimado de participantes: A estimativa é de 700 (setecentos) participantes.

REALIZAÇÃO

CONTATOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
Endereço: Rodovia Josmar Chaves Pinto – KM 02, Nº: S/N

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGED
Bloco I, Sala 03

Para dúvidas e sugestões: 4anpednorte@unifap.br

Copyright © 2022 4ª Reunião Científica Regional ANPEd Norte