Submissão

Somente associados quites com a anuidade de 2022 e integrantes de Grupos de Pesquisa da Região Sudeste podem submeter propostas para a 15a Reunião da ANPEd – Sudeste. Podem submeter propostas de trabalho, sem obrigação de estar adimplente com a ANPEd, estudantes de graduação e/ou bolsistas de graduação de qualquer natureza, especialmente os de Iniciação Científica, desde que integrem Grupo de Pesquisa ou equipe de projeto e a proposta seja uma coautoria com o orientador ou pós-graduando integrante do Grupo/projeto.

Podem submeter propostas na condição de autor e coautor estudantes dos Programas de Pós-Graduação da Região Sudeste, professores da Educação Básica e do Ensino Superior e pesquisadores da área da Educação atuantes na Região Sudeste.

Admite-se a submissão de até 2 (duas) propostas por pesquisador, cada uma no limite de 3 (três) coautores, na categoria trabalho  ou pôster.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo Portal ANPEd, pelo endereço web: http://sistema.anped.org.br/public/index.php/autenticacao/index

As propostas devem ser apresentadas na forma de resumo expandido, sem separação de subtítulos, deverão ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, método, discussão e resultados e conclusões. Elas deverão conter entre 6.000 e 8.000 caracteres com espaços, incluindo as referências. Não deverão ter notas de rodapé e precisam atender às normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e esquerda com 3 cm e margem inferior e direita com 2 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave e as referências).

É de inteira responsabilidade do autor e coautor, no momento da submissão do resumo expandido, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida posteriormente a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado.

Os resumos expandidos submetidos à 15Reunião da ANPEd – Sudeste devem ser inéditos e não podem ter sido apresentados ou publicados em outro evento científico.

Os textos NÃO devem conter qualquer identificação que o exclua por quebra de anonimato: referência explícita da autoria no corpo do texto; citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou tese do autor.

Os autores deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa bem como para a correção da linguagem e normatização técnica da ABNT.

Os anais do evento, com os resumos expandidos aprovados para a apresentação, serão publicados na forma online. Os autores, no momento da submissão, cedem à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do resumo.

Os e-books do evento, com textos completos, serão publicados após o evento. Três textos para publicação serão selecionados pelos GTs, até 30 dias após o encerramento das avaliações dos trabalhos. Os autores indicados que desejarem publicá-los, deverão desenvolvê-los, de forma completa, e encaminhá-los até o dia 15 de março de 2023.  Esses textos completos deverão ter até 40.000 caracteres e seguir as normas do resumo expandido.

Toda submissão de resumo expandido só poderá ser feita por autores/as associados/as à ANPEd, adimplentes com a Associação, com exceção aos  estudantes de graduação, que não precisam se associar.

As anuidades da ANPEd de 2022, assim como a inscrição no evento, de todos/as os/as autores/as, deverão estar quitadas para que o resumo expandido seja publicado. Os/as estudantes de graduação deverão estar com as inscrições do evento pagas, não se exigindo sua associação à ANPEd.

13/06 a 25/08 – Submissão de trabalhos.

21/10 – Resultado preliminar da avaliação.

21 a 25/10 – Interposição de recursos.

25 a 28/10 – Avaliação dos recursos.

28/10 – Resultado final.

A avaliação dos trabalhos será realizada por um Comitê Científico, formado por pesquisadores da região Sudeste indicados pelos membros dessa região nos GTs. A avaliação levará em conta:

 

  • Relevância e pertinência para a área de pesquisa
  • Riqueza conceitual na formulação dos problemas
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação
  • Interlocução com a produção da área
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área