Apresentação

Os Programas de Pós-Graduação em Educação das IFES mineiras – UFSJ, UFMG, UFJF, UFLA, UFV, UFVJM, PUC-MG, UEMG, CEFET-MG, assumem a realização da 15a Reunião da ANPEd – Sudeste, que tem por tema central Educação, democracia e justiça social no desafio urgente da reconstrução nacional.

Manter a ANPED ativa em um contexto de ameaças à pesquisa e à pós-graduação, em especial às áreas de Ciências Humanas e Sociais, é a principal razão da realização de suas reuniões regionais.

Por outro lado, a pandemia da COVID-19, ao obrigar o fechamento das escolas, trouxe consequências das mais diversas naturezas para a educação nacional. O ensino remoto adotado, na medida em que depende de acesso às tecnologias, acabou revelando ainda mais o fosso digital no país. Sem acesso à internet, muitos estudantes ficaram impedidos de acompanhar as aulas; já se registram índices mais elevados de evasão escolar; alguns exames de larga escala mostram perda de aprendizagem. A realidade inédita vivida nos últimos dois anos faz da 15a Reunião da ANPEd – Sudeste lugar e momento adequados para uma reflexão sobre a experiência acumulada, sucessos e fracassos, como estratégia para pensar a educação no pós-pandemia e debater e comemorar os 200 anos da Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que será o tema central das atividades culturais.

Tendo em vista a continuidade da pandemia que assola o país e o mundo, por outro lado, com o avanço da vacinação no país, a comissão local decidiu realizar a reunião no formato semipresencial. Serão realizadas na forma presencial, observados os protocolos não-farmacológicos para a COVID-19 estabelecidos pelas instituições anfitriãs, as conferências de abertura e de encerramento e cinco mesas, com transmissão on-line (streaming) pelo canal do evento. Todas as demais atividades serão realizadas on-line, como estratégia no cuidado com a saúde dos participantes.

O evento, a ser realizado no período de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2022, compreende as conferências de abertura e de encerramento; cinco mesas temáticas diárias; encontros dos GTs; atividades culturais e reuniões de Fóruns da ANPEd e de Associações.

A organização das atividades de apresentação de trabalhos caberá aos mesmos GTs da ANPEd Nacional, na medida em que a região Sudeste reúne Programas de Pós-graduação com representação em todos eles. Os GTs terão um coordenador e membros no comitê científico, definidos entre os seus membros do Sudeste podendo ser, ou não, colegas que desempenham a mesma função nas reuniões nacionais.

COMUNICADORES DOS GT’s: 

O acesso as salas sempre será pela Área do Participante!

Acesse aqui a programação detalhada dos grupos de trabalhos e também o layout dos slides, veja!


Transmissões:
> Pessoas inscritas poderão acessar todos os links após login na Área do Participante: http://regionais.anped.org.br/sudeste2022/participante/

> Sessões abertas serão transmitidas pela pelo canal da ANPEd Nacional no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtytT97deMEYG2lPZ0H87Mw

> Acompanhe o Instagram do evento para acessar todos os cards das mesas:
https://www.instagram.com/anpednacional/

>Para participantes de Sessões Especiais, os links de sala de transmissão foram enviados por email (conferir spam). Remetente: <secretaria.anpedsudeste2022@gmail.com>


Está disponível a programação geral! Confira!