Coordenador: Márcia Cabral da Silva
Vice-Coordenador: Amália Dias
Representantes no Comitê Científico: Márcia Cabral da Silva, Amália Dias, Mônica Jinzenji, Nailda Marinho da Costa
Local: sala em definição
Dia – 01 de dezembro
Sala 1
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
A ATUAÇÃO DA INTELECTUAL LÚCIA MARQUES PINHEIRO NA ESCOLA GUATEMALA, NO RIO DE JANEIRO: PALCO DAS EXPERIMENTAÇÕES NO ÂMBITO DO MAGISTÉRIO NACIONAL ENTRE OS ANOS 1955-1964
Andrea Sales Borges dos Reis – UFRRJ/PPGEDUC
ESCREVER E INSCREVER-SE NA HISTÓRIA: A TRAJETÓRIA DE UMA MULHER PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO METODISTA
Priscila de Araujo Garcez – UERJ/PROPED
MULHERES NO ESPAÇO PRISIONAL: O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Bruna Magalhães dos Santos – UNIRIO
A MULHER MODERNA EM PÁSSARO TONTO (1934), DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
Gabrielle Carla Mondego Pacheco Pinto – UERJ/PROPED
Mediadora: Márcia Cabral – UERJ
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
IRMANDADE NEGRA E ESCOLARIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO ENTRE O IMPÉRIO E A REPÚBLICA
Edna Braga Pereira – SME/RJ
EXCLUIR OU EDUCAR? OS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO IMPÉRIO BRASILEIRO (1870-81)
Leandro Duarte Montano – UFRJ
ENTRE EDIÇÕES E EDITORES: PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM O APOSTOLO (1866-1882)
Eveline Viterbo Gomes – UERJ
ENTRE FLORES: DOCÊNCIA, ABOLICIONISMO E LETRAS NA TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE CACILDA FRANCIONI DE SOUZA
Sirlene Ribeiro Alves da Silva – UERJ/ PROPED
Mediadora: Amália Dias – UERJ
Sala 2
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
A LEITURA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NA ESCOLA DE 1º GRAU: ACERVO DE LIVROS PARA SESSÃO DE LEITURA DIRIGIDA POR FICHAS (1972 – 1981)
Vanessa do Nascimento Vicentini – UNIFESP
EPIDEMIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS (SÃO PAULO, 1918 E 2020)
Ariadne Lopes Ecar – USP
DEVO SER PROFESSOR (?): DESVENDANDO LACUNAS DE COELHO NETTO NO GINÁSIO NACIONAL
Shayenne Schneider Silva – UERJ
A MAISON PAUL ROUSSEAU & CIE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SÃO PAULO: UMA ABORDAGEM TRANSNACIONAL (1883-1898)
Wiara Rosa Rios Alcântara –UNIFESP
Mediadora: Ariadne Ecar – USP
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
INFÂNCIAS PARA O FEMININO: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO IMPRESSO (1917 – 1947)
Michele Ribeiro de Carvalho – UERJ
Gabrielle Carla Mondego Pacheco Pinto – UERJ
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – UERJ
“CONFISSÕES DE UM ROMANCISTA” NO PERIÓDICO VAMOS LÊR!
Michele Ribeiro de Carvalho – UERJ
RELAÇÕES DE ADOLPHE FERRIÈRE COM REPRESENTANTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1927-1931)
Raquel Lopes Pires- UFRJ
O JORNAL OPERÁRIO VOZ DO POVO E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NO RIO DE JANEIRO (1920)
Renata Rodrigues Chagas Pessoa – UERJ
Sônia de Oliveira Câmara Rangel – UERJ
Mediadora: Sônia Câmara – UERJ
Dia: 02 de dezembro
Sala 1
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
A COMISSÃO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL DO PERÍODO VARGAS (1936 – 1938).
Aline Santos Costa – UERJ
HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE EM BELFORD ROXO (1996 A 2006): REFLEXÕES SOBRE A FUNDAÇÃO DO “INSTITUTO DE EDUCAÇÃO” (CIEP BRIZOLÃO 380 – JORACY CAMARGO)
Andréa Miguel Abrantes Ferreira – UFRJ
O “FAZER-SE” PROFESSORA NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS: MEMÓRIAS DA PROFESSORA ILZA LUÍZA
Márcia Spadetti Tuão da Costa – UFRRJ/PPGEDUC
Marluce Souza de Andrade – PUC Rio
A CIDADE DOS MENINOS: HISTÓRIA DA INFÂNCIA DOS “MENORES” EM DUQUE DE CAXIAS – BAIXADA FLUMINENSE (1939-1990)
Márcia Spadetti Tuão da Costa – UFRRJ/PPGEDUC
Fernando César Ferreira Gouvêa – UFRRJ
Mediador: Fernando Gouvêa – UFRRJ
15h45 – 16h | Intervalo
Sala 2
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
EM BUSCA DO OUTRO: A PRIMEIRA VIAGEM DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS À EUROPA (1911-1917)
Daise Silva dos Santos – UERJ
INSTITUIÇÕES ESCOLARES QUE EDUCAM PARA O TRABALHO: UM ESTUDO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO SUL DE MINAS GERAIS
Sônia Aparecida Siquelli – USF
DAS LINHAS DA VIDA PARA AS LINHAS DA REVISTA – COM A PALAVRA: FLORA FERRAZ VELOSO
Priscila Dieguez – UNIRIO
Mediadora: Priscila Dieguez – UNIRIO
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
AS CONFERÊNCIAS INTERAMERICANAS DE EDUCAÇÃO E A OFENSIVA DIPLOMÁTICA ESTADUNIDENSE NA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA
Leandro Oliveira da Silva – UFRRJ
UM ESTUDO DO PENSAMENTO CONTRACORRENTE DE MANOEL BOMFIM PARA A EDUCAÇÃO: PARASITISMO E DEMOCRACIA EM “A AMÉRICA LATINA: MALES DE ORIGEM” (1905)
Marcela Cockell Mallmann – UERJ
O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: O PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA (ANOS 1950-1960)
Fabrícia Lopes Pinheiro – UNIRIO
Nailda Marinho da Costa – UNIRIO
AS REDES DE CORRESPONDENCIAS DO DISPOSITIVO DA INSTRUÇÃO PRIMARIA HONDURENHA
Andres Eduardo Garcia – UERJ
Mediadora: Nailda Costa – UNIRIO
17h45 – 18h30 | Reunião de Avaliação do GT
Dia: 3 de dezembro
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
DO QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SABER? ANÁLISE DA SEÇÃO “AS CRIANÇAS PRECISAM SABER”, DE VIDA INFANTIL (1949)
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – UERJ
ESCOLAS DE MATRIZES RELIGIOSAS PROTESTANTES E EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Gustavo José Albino de Sousa – UNIRIO
POLÍTICA DE MEMÓRIA, IGREJA E EDUCAÇÃO: O COLÉGIO NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA NO RIO DE JANEIRO
Paula Leonardi – UERJ
Beatriz Ferreira Arantes – UERJ
WOODSTOCK LETTERS: CARTAS EM REVISTA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1872-1910)
Ligia Bahia de Mendonça – SME/RJ
Mediadora: Amália Dias – UERJ
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS DE LEITURA NA BIBLIOTECA DO EXTERNATO DO COLÉGIO PEDRO II (1927-1929)
Victor Soares Rosa – UERJ/PROPED
A BIBLIOTECA JOSÉ ÁLVARES DE AZEVEDO: SUA RELEVÂNCIA NAS PESQUISAS REFERENTES À DEFICIÊNCIA VISUAL
Kelli Teixeira Penello – UNIRIO
Nailda Marinho da Costa – UNIRIO
A ESCOLA PRIMÁRIA DISTRITAL DE VERA CRUZ – PINDAHYBAS DO MUNICÍPIO DE SABARÁ: ESTRUTURAÇÃO FÍSICA, MATERIAIS E MÉTODOS (1901-1911)
Alisson José da Silva Esteves Pereira – UFMG/FAPEMIG
Gilvanice Barbosa da Silva Musial – UFBA
ESCOLAS DO IMPERADOR: FORMAS ESCOLARES, NARRATIVAS E PRÁTICAS DOCENTES NO ÚLTIMO QUARTEL DO SÉCULO XIX
Luciana de Almeida Silveira – UFRJ
Mediadora: Márcia Cabral – UERJ