GT02 – História da Educação

Coordenador: Márcia Cabral da Silva

Vice-Coordenador: Amália Dias

Representantes no Comitê Científico: Márcia Cabral da Silva,  Amália Dias, Mônica Jinzenji, Nailda Marinho da Costa    

Local: sala em definição          

Dia – 01 de dezembro  

Sala 1

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

A ATUAÇÃO DA INTELECTUAL LÚCIA MARQUES PINHEIRO NA ESCOLA GUATEMALA, NO RIO DE JANEIRO: PALCO DAS EXPERIMENTAÇÕES NO ÂMBITO DO MAGISTÉRIO NACIONAL ENTRE OS ANOS 1955-1964
Andrea Sales Borges dos Reis – UFRRJ/PPGEDUC

ESCREVER E INSCREVER-SE NA HISTÓRIA: A TRAJETÓRIA DE UMA MULHER PROTESTANTE NA EDUCAÇÃO METODISTA
Priscila de Araujo Garcez – UERJ/PROPED

MULHERES NO ESPAÇO PRISIONAL: O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Bruna Magalhães dos Santos – UNIRIO

A MULHER MODERNA EM PÁSSARO TONTO (1934), DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
Gabrielle Carla Mondego Pacheco Pinto – UERJ/PROPED

Mediadora: Márcia Cabral – UERJ

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

IRMANDADE NEGRA E ESCOLARIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO ENTRE O IMPÉRIO E A REPÚBLICA
Edna Braga Pereira – SME/RJ

EXCLUIR OU EDUCAR? OS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO IMPÉRIO BRASILEIRO (1870-81)
Leandro Duarte Montano – UFRJ

ENTRE EDIÇÕES E EDITORES: PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM O APOSTOLO (1866-1882)
Eveline Viterbo Gomes – UERJ

ENTRE FLORES: DOCÊNCIA, ABOLICIONISMO E LETRAS NA TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE CACILDA FRANCIONI DE SOUZA
Sirlene Ribeiro Alves da Silva – UERJ/ PROPED

Mediadora: Amália Dias – UERJ

Sala 2

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

A LEITURA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NA ESCOLA DE 1º GRAU: ACERVO DE LIVROS PARA SESSÃO DE LEITURA DIRIGIDA POR FICHAS (1972 – 1981)
Vanessa do Nascimento Vicentini  – UNIFESP

EPIDEMIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS (SÃO PAULO, 1918 E 2020)
Ariadne Lopes Ecar  –  USP

DEVO SER PROFESSOR (?): DESVENDANDO LACUNAS DE COELHO NETTO NO GINÁSIO NACIONAL
Shayenne Schneider Silva  –  UERJ

A MAISON PAUL ROUSSEAU & CIE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SÃO PAULO: UMA ABORDAGEM TRANSNACIONAL (1883-1898)
Wiara Rosa Rios Alcântara  –UNIFESP

Mediadora: Ariadne Ecar – USP

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

INFÂNCIAS PARA O FEMININO: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO IMPRESSO (1917 – 1947)
Michele Ribeiro de Carvalho – UERJ
Gabrielle Carla Mondego Pacheco Pinto – UERJ
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – UERJ

“CONFISSÕES DE UM ROMANCISTA” NO PERIÓDICO VAMOS LÊR!
Michele Ribeiro de Carvalho – UERJ

RELAÇÕES DE ADOLPHE FERRIÈRE COM REPRESENTANTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1927-1931)
Raquel Lopes Pires- UFRJ

O JORNAL OPERÁRIO VOZ DO POVO E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NO RIO DE JANEIRO (1920)
Renata Rodrigues Chagas Pessoa – UERJ
Sônia de Oliveira Câmara Rangel – UERJ

Mediadora: Sônia Câmara – UERJ

Dia: 02 de dezembro   

Sala 1

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

A COMISSÃO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO BRASIL DO PERÍODO VARGAS (1936 – 1938).
Aline Santos Costa – UERJ

HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE EM BELFORD ROXO (1996 A 2006): REFLEXÕES SOBRE A FUNDAÇÃO DO “INSTITUTO DE EDUCAÇÃO” (CIEP BRIZOLÃO 380 – JORACY CAMARGO)
Andréa Miguel Abrantes Ferreira –  UFRJ

O “FAZER-SE” PROFESSORA NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS: MEMÓRIAS DA PROFESSORA ILZA LUÍZA
Márcia Spadetti Tuão da Costa –  UFRRJ/PPGEDUC
Marluce Souza de Andrade – PUC Rio

A CIDADE DOS MENINOS: HISTÓRIA DA INFÂNCIA DOS “MENORES” EM DUQUE DE CAXIAS – BAIXADA FLUMINENSE (1939-1990)
Márcia Spadetti Tuão da Costa –  UFRRJ/PPGEDUC
Fernando César Ferreira Gouvêa – UFRRJ

Mediador: Fernando Gouvêa – UFRRJ

15h45 – 16h | Intervalo

Sala 2

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

EM BUSCA DO OUTRO: A PRIMEIRA VIAGEM DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS À EUROPA (1911-1917)
Daise Silva dos Santos – UERJ

INSTITUIÇÕES ESCOLARES QUE EDUCAM PARA O TRABALHO: UM ESTUDO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO SUL DE MINAS GERAIS
Sônia Aparecida Siquelli – USF

DAS LINHAS DA VIDA PARA AS LINHAS DA REVISTA – COM A PALAVRA: FLORA FERRAZ VELOSO
Priscila Dieguez – UNIRIO

Mediadora: Priscila Dieguez – UNIRIO

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

AS CONFERÊNCIAS INTERAMERICANAS DE EDUCAÇÃO E A OFENSIVA DIPLOMÁTICA ESTADUNIDENSE NA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA
Leandro Oliveira da Silva –  UFRRJ

UM ESTUDO DO PENSAMENTO CONTRACORRENTE DE MANOEL BOMFIM PARA A EDUCAÇÃO: PARASITISMO E DEMOCRACIA EM “A AMÉRICA LATINA: MALES DE ORIGEM” (1905)
Marcela Cockell Mallmann – UERJ

O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: O PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA (ANOS 1950-1960)
Fabrícia Lopes Pinheiro – UNIRIO
Nailda Marinho da Costa – UNIRIO

AS REDES DE CORRESPONDENCIAS DO DISPOSITIVO DA INSTRUÇÃO PRIMARIA HONDURENHA
Andres Eduardo Garcia  – UERJ

Mediadora: Nailda Costa – UNIRIO

17h45 – 18h30 | Reunião de Avaliação do GT

Dia: 3 de dezembro     

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

DO QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SABER? ANÁLISE DA SEÇÃO “AS CRIANÇAS PRECISAM SABER”, DE VIDA INFANTIL (1949)
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – UERJ

ESCOLAS DE MATRIZES RELIGIOSAS PROTESTANTES E EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Gustavo José Albino de Sousa – UNIRIO

POLÍTICA DE MEMÓRIA, IGREJA E EDUCAÇÃO: O COLÉGIO NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA NO RIO DE JANEIRO
Paula Leonardi – UERJ
Beatriz Ferreira Arantes – UERJ

WOODSTOCK LETTERS: CARTAS EM REVISTA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1872-1910)
Ligia Bahia de Mendonça – SME/RJ

Mediadora: Amália Dias – UERJ

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS DE LEITURA NA BIBLIOTECA DO EXTERNATO DO COLÉGIO PEDRO II (1927-1929)
Victor Soares Rosa – UERJ/PROPED

A BIBLIOTECA JOSÉ ÁLVARES DE AZEVEDO: SUA RELEVÂNCIA NAS PESQUISAS REFERENTES À DEFICIÊNCIA VISUAL
Kelli Teixeira Penello – UNIRIO
Nailda Marinho da Costa – UNIRIO

A ESCOLA PRIMÁRIA DISTRITAL DE VERA CRUZ – PINDAHYBAS DO MUNICÍPIO DE SABARÁ: ESTRUTURAÇÃO FÍSICA, MATERIAIS E MÉTODOS (1901-1911)
Alisson José da Silva Esteves Pereira – UFMG/FAPEMIG
Gilvanice Barbosa da Silva Musial – UFBA

ESCOLAS DO IMPERADOR: FORMAS ESCOLARES, NARRATIVAS E PRÁTICAS DOCENTES NO ÚLTIMO QUARTEL DO SÉCULO XIX
Luciana de Almeida Silveira – UFRJ

Mediadora: Márcia Cabral – UERJ