GT11 – Política da Educação Superior

Coordenador: Celia Regina Otranto (PPGEduc e PPGEA/UFRRJ) 

Vice-Coordenador: José dos Santos Souza (PPGEduc/UFRRJ)

Representantes no Comitê Científico:  José Carlos Rothen (PPGE/UFSCAR), Deise Mancebo  (PPFH/UERJ) e Afrânio Mendes Catani (PPGE/USP) 

Local: sala em definição           

Dia – 01 de dezembro  

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

Mediador(a): José dos Santos Souza (UFRRJ)

UNIVERSIDADE EM DERRETIMENTO: práticas pedagógicas em tempos de pós-verdade
Roberto Araújo da Silva

INSTITUTOS FEDERAIS: DEZ ANOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ENSINO SUPERIOR
Anderson Teixeira Boanafina
Celia Regina Otranto

MODELOS DE APOIO ESTUDANTIL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E PERU
Bruna Mara S. Wargas
André Pires

POLÍTICAS PÚBLICAS E A MASSIFICAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI
Marcelo Augusto Scudeler
André Pires

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

Mediador(a): Célia Regina Otranto (UFRRJ)

ANÁLISE DO BNI NA ELABORAÇÃO DOS ITENS DA PROVA DO ENADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DE 2014 E 2017
Virginia Sene Fernandes

RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS EM MÍDIAS DE DUAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Gladys Beatriz Barreyro

AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: análise dos trabalhos publicados nas reuniões nacionais da ANPEd e nos congressos internacionais da ANPAE (2004-2018)
Regilson Maciel Borges
Maria Eliza Nogueira Oliveira

O PAPEL DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Thiago de Jesus Esteves
José dos Santos Souza

Dia: 02 de dezembro   

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

Mediador(a): José dos Santos Souza (UFRRJ)

AS POLÍTICAS DE ACESSO ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS MODIFICAÇÕES NO PERFIL SOCIOECONOMICO E CULTURAL DO ESTUDANTE
Olívia Chaves de Oliveira
Celia Regina Otranto

PERFIL DA EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL E ESTADUAIS NA REGIÃO SUDESTE (2012-2018)
Alexandre Ramos de Azevedo
Luiz Carlos Zalaf Caseiro

QUANDO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA RESSIGNIFICA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: das concepções às políticas e práticas de gestão institucional
Leonardo Santos Amâncio Cabral
Jairo Maurano Machado
André Henrique de Lima

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO COMO GARANTIA DA POLÍTICA DE COTAS ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO SUPERIOR NA UFRJ
Vitor Mauricio dos Santos Matos
Hellen Winin Silva Gomes
Jussara Marques de Macedo

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

Mediador(a): Célia Regina Otranto (UFRRJ)

O “NOVO” NO CAMPO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO: a proposta da Universidade Federal do ABC e seus bacharelados interdisciplinares
Aurélio Ferreira da Silva
Afrânio M. Catani
Tatiana Carence Martins

A EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS BLOCOS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Débora Villetti Zuck

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA E A MISSÃO DA UNILA
Débora Villetti Zuck

DA EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSITÁRIA À EDUCAÇÃO TERCIÁRIA: origens da renovada dualidade educacional
Bruno de Oliveira Figueiredo
Celia Cristina Pereira da Silva Veiga

17h45 – 18h30 | Reunião de Avaliação do GT

Dia: 03 de dezembro   

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

Mediador(a): Celia Regina Otranto (UFRRJ)

O CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO DA EXPANSÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Igor Andrade da Costa
Jussara Marques de Macedo

A PERSPECTIVA EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR: o caso dos cursos superiores de tecnologia
Paula de Macedo Santos

PERFIL DO CONCLUINTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NO BRASIL
Celia Cristina Pereira da Silva Veiga

TENDÊNCIAS DA EXPANSÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL
José dos Santos Souza; Keila Alves Pinto Lyra

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

Mediador(a): José dos Santos Souza (UFRRJ)

ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: percepções dos alunos e desafios institucionais
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Vanda Mendes Ribeiro

ATUAÇÃO DOCENTE E O USO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO
Joelma dos Santos Bernardes

A AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Natalia Fraga Carvalhais Oliveira
Maria Rosimary Soares dos Santos

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA AVALIAÇÃO
Marina Piason Breglio Pontes

(DES)CONSTRUÇÃO, (DES)COLONIZAÇÃO E (IN)VISIBILIZAÇÃO DAS INTERNACIONALIZAÇÕES DESDE A PERSPECTIVA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL GLOBAL
Gabriela Freire Oliveira Piccin
Kyria Rebeca Finardi