GT10 – Alfabetização, leitura e escrita

Coordenador: Cecilia M. A. Goulart (UFF)         

Vice-Coordenador: Cleonara Maria Schwartz (UFES)

Representantes no Comitê Científico: Dagoberto Buim Arena (Unesp-Marília) / Sônia Santos (UFU)     

Local: sala em definição           

Dia – 01 de dezembro  

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo (UFES)

ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: DADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO DE CASO EM ANDAMENTO
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ)
Ana Caroline de Almeida (UFPE)

LEITURA, ESCOLA E UNIVERSIDADE: UM DIÁLOGO EM TRÊS TEMPOS
Diego da Silva Vargas (UNIRIO)
Elaine Cristina Teixeira Batista (UNIRIO)
Mariana Cardoso Araujo (UNIRIO)

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

Coordenação: Dagoberto Buim Arena (Unesp- Marília)

UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE LETRAMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL [2000-2020]
Kelly Jessie Queiroz Penafiel (UFMG)

ENSINO DE LITERATURA SOB PERSPECTIVA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA: AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Maria Amélia Dalvi (UFES)
Sâmella Almeida (UFES)

Dia: 02 de dezembro   

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

Coordenação: Cecilia M. A. Goulart (UFF)

CONCEPÇÕES E PROPOSTAS EM DISPUTA: A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO ATUAL
Fernanda de Araújo Frambach (UFRJ)

POR UMA PEDAGOGIA DISCURSIVA EM SUA COERÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL
Ludmila Thomé de Andrade (UFRJ)
Denise Barreto de Resende (Prefeitura da Cidade do RJ)
Queiti Cristina Pereira da Silva (Prefeitura da Cidade do RJ)

A BIBLIOTECA ESCOLAR MEDIANTE A LEI 12.244/10
Arlete Inocência Menezes Leal Granados (UEMG)

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

Coordenação: Ludmila Thomé de Andrade (UFRJ)

ESTILO E AUTORIA NOS TEXTOS ESCRITOS NA FASE INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO
Iara Maravalha Freire (UFF)

“EU GOSTO DE TRABALHAR GRAMÁTICA COM ELES”: OS TEXTOS E O ENSINO DE GRAMÁTICA NUMA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO
Ana Caroline de Almeida (UFPE)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ)

A PRESENÇA DE OBRAS LITERÁRIAS INDÍGENAS NOS ACERVOS DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE LIVRO E LEITURA
Carina Oliveira Silva (UFRJ)

17h45 – 18h30 | Reunião de Avaliação do GT

Dia: 03 de dezembro   

14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos

Coordenação: Ana Caroline e Almeida (UFSJ)

PROFESSORES ALFABETIZADORES E O USO DAS TECNOLOGIAS: ESTRATÉGIA DE AUTOFORMAÇÃO? POR QUE CAMINHOS?
Izabel Cristina Costa de Faria (UERJ – FEBF)
Flavia Soares Diniz Pinto (Universidade Salgado de Oliveira)
Fabienne Valenca da Rocha (UERJ – FEBF)

ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: NOVAS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORA, FAMÍLIAS, ALUNAS E ALUNOS DE UMA TURMA DE 1º ANO DURANTE O ENSINO REMOTO
Ana Cláudia Angelo (UFSJ)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ)

AVALIAÇÃO DA ESCRITA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO E REFORÇO ESCOLAR: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Aline Gasparini Zacharias Carolino (UNESP – Rio Claro)

15h45 – 16h | Intervalo

16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos

Coordenação: Cleonara Maria Schwartz (UFES)

O HOMESCHOOLING NO BRASIL: DIÁLOGOS COM O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO
Ana Carolina de Oliveira Ferreira (UFES)

DAS (IM)POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAR E INVESTIGAR EM CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL
Daniele Pampanini Dias (UNICAMP)
Ana Luiza Smolka (UNICAMP)