Coordenador: Patricia Corsino
Vice-Coordenador: Livia Fraga
Representantes no Comitê Científico: Livia Fraga, Mônica Correia Baptista, Maria Fernanda Rezende Nunes
Local: sala em definição
Dia – 01 de dezembro
Sala1
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord. Maria Fernanda Rezende Nunes- UNRIO
PROINFÂNCIA EM MINAS GERAIS E POSSÍVEIS EFEITOS SOBRE A REDUÇÃO DE DESIGUALDADE DE ACESSO À CRECHE
Adriana de Medeiros Oliveira- UFOP
O (NOVO)FUNDEB E A EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS EM DISPUTA?
Fabiana Nery de Lima Pessanha- UERJ-FFP
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL E OS CRITÉRIOS PREDOMINANTES DE MATRÍCULA NAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Kalinca Costa Pinto das Neves- UFES
PANORAMA DAS MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (2007-2017)
Vania Carvalho de Araújo UFES
Rennati Taquini-UFES
Franceila Auer-UFES
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord. Isabel de Oliveira e Silva – UFMG
ESCOLA DE CRIANÇAS E SUBJETIVIDADE INFANTIL: POSSIBILIDADES E LIMITES
Lucilene Schunck Costa Pisaneschi – SME
POR UMA EDUCAÇÃO CORPORIFICADA: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Patrícia Vieira Bonfim – UFF
EDUCAÇÃO DE FILHAS E FILHOS PEQUENAS(OS), INFÂNCIA E A DIMENSÃO DO CUIDADO EM TEMPOS DE PANDEMIA EM PAÍSES COM DISTINTA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
Adriana Alves da Silva – UNICAMP
Ana Lúcia Goulart de Faria -UNICAMP
Flávia Eduarda Gomes Pereira – UNICAMP
EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAIXADA FLUMINENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS
Marina Castro – UERJ
Isabele Lacerda – UFRRJ
Luciana Barbosa Fernandes – UFRRJ
Sala2
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord. Adrianne Ogêda Guedes- UNIRIO
COMO MANTER O VÍNCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? AÇÕES DOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE DURANTE A PANDEMIA
Flávia Fernanda Ferreira de Lucena- UFRRJ
Amanda Pontes Figueiredo -UFRRJ
Alessandra Silva da Costa-UFRRJ
TEM ALGUÉM NA ESCUTA? REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DA BAIXADA FLUMINENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Flávia Fernanda Ferreira de Lucena- UFRRJ
Amanda Pontes Figueiredo -UFRRJ
Alessandra Silva da Costa-UFRRJ
MANTER OS VÍNCULOS”: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA BAIXADA FLUMINENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Priscila da Silva Cordeiro –SME-Rio
Ana Paula Lima da Silva – SME-Rio
Bárbara de Mello – CPII
EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSELHO ESCOLAR E PANDEMIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE
Priscila da Silva Cordeiro –SME-Rio
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord Levindo Diniz Carvalho-UFMG
EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAIXADA FLUMINENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS
Ana Paula Lima da Silva-SME-Rio
FREQUÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DE FAMILIARES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Maria Beatriz de Oliveira Vasconcelos Silva-PM-BH/UFMG
AS CRIANÇAS VÃO À CIDADE: AS RUAS E O QUE ELAS TEM A NOS ENSINAR
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro-UFES
A JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES
Franceila Auer-UFES
Vânia Carvalho de Araújo-UFES
Dia: 02 de dezembro
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord. Lívia Maria Fraga Vieira -UFMG
OS DESAFIOS SE AGIGANTAM EM TEMPOS DE PANDEMIA”: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO A COVID-19
Rejane Peres Neto Costa- UFRRJ
Lorena de Oliveira Jardim Chaves- UFRRJ
Mariana Dalmácio Pereira- UFRRJ
A (HÁ) EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PANDÊMICOS? CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS, INFÂNCIAS, RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS
Leandro Henrique de Jesus Tavares- Cap-UFRJ/UNIRIO
Renata de Lima Costa- UNIRIO
Maria Fernanda Rezende Nunes- UNIRIO
A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTRE INQUIETAÇÕES E RETROCESSOS
Núbia Aparecida Schaper Santos – UFJF
POLÍTICA DO IMPROVISO: A INTERSETORIALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DURANTE A PANDEMIA
Edson Cordeiro dos Santos-PUC-Rio
Eline Moreira Ferreira de Oliveira-UNIRIO
Stephani Oliveira Coelho-UNIRIO
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord. Ana Lúcia Goulart de Faria- UNICAMP
AMPLIANDO O DEBATE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS NO DEBATE SOBRE A INFÂNCIA
Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares-UFES
Ana Carolina Galvão Marsiglia-UFES
DESCOLONIZAÇÃO DA INFÂNCIA A PARTIR DE FERNAND DELIGNY
Olivia Pires Coelho -UNICAMP
Fabiana Oliveira Canavieira-UFMA
CONSIDERAÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ESTUDO DE ELIANA, UMA CRIANÇA PEQUENA E CEGA
Branca Monteiro Camargo-UFSP
Maria de Fatima Carvalho-UFSP
DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO INFANTIL
Otavio Henrique Ferreira da Silva-UFMG
17h45 – 18h30 | Reunião de Avaliação do GT
Dia: 03 de dezembro
14h – 15h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord. Mônica Correia Baptista-UFMG
EPISTEMOLOGIAS DAS PESQUISAS EM POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEMÓRIA BIBLIOGRÁFICA E BANCO DE DADOS
Ademilson de Sousa-UFMG
João Marcelo dos Santos Pereira- UFMG
Paola de Castro dos Santos- UFMG
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO ESCUTAR AS VOZES DAS CRIANÇAS?
Maria Nilceia de Andrade Vieira-UFES
HÁ LIMITES PARA A PARTICIPAÇÃO? NEGOCIAÇÕES E TENSIONAMENTOS EM UMA EXPERIÊNCIA DE AUTOAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tassio José da Silva-UNES-Rio Claro
Regiane Helena Bertagna-UNES-Rio Claro
DESAFIOS DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon -UNRIO
Marina Castro-UERJ
Maria Fernanda Rezende Nunes – UNIRIO
15h45 – 16h | Intervalo
16h – 17h45 | Apresentação de Trabalhos
Coord Anelise Monteiro do Nascimento-UFRRJ
TRAMAS DA QUESTÃO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NO VIÉS, PROFESSORAS NEGRAS
Greice Duarte de Brito Silva -UFF
O TRABALHO DOCENTE DAS AUXILIARES DE CRECHE: O QUE ENUNCIAM AS TESES E DISSERTAÇÕES DESENVOLVIDAS NO BRASIL? (1988-2020)
Gleiciele Magela de Almeida-UFES
A PRESENÇA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIANA EDUCAÇÃO INFANTIL
Karina de Fátima Giesen -UFES
Bárbara Ferreira Matias Bianch-UFES
DIÁLOGOS E TENSIONAMENTOS ENTRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIAS CONSTRUÍDAS SOCIALMENTE NO CENÁRIO BRASILEIRO E LATINO-AMERICANO E AS CONCEPÇÕES SOBRE AS INFÂNCIAS ELABORADAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMG A PARTIR DOS ATRAVESSAMENTOS OCORRIDOS DURANTE A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO CURSO
Lucas Ramos Martins- UFMG