Submissão de trabalhos
Tutorial para submissão de trabalhos

  • Somente associados quites com a anuidade de 2020.
  • Podem submeter texto/proposta na condição de autor: professores da pós-graduação stricto sensu, professores da graduação e da Educação Básica e mais pesquisadores da área com mestrado ou doutorado e estudantes de doutorado e de mestrado;
  • Podem submeter texto/proposta na condição de coautor demais professores da educação básica e alunos da graduação vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa institucionalizados.
  • Poderão submeter trabalhos coordenadores de Eixo e Membros do Comitê Científico. Pareceristas ad hoc poderão submeter trabalho. No entanto, deverão informar à coordenação de eixo no caso de a submissão ser para o mesmo eixo em que atuem como pareceristas.
  • Admite-se a submissão de 02(dois) textos por pesquisador, uma como autor e outra como co-autor, ou duas como co-autor, em português, categoria (trabalho ou pôster), sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores, sendo 01(um) autor/a e 2 (dois) coautores. 
  • Todo o processo de submissão, inscrição, acompanhamento da avaliação e pedido de recursos deverá ser feito exclusivamente, na área do associado, no Portal ANPEd (www.anped.org.br) .

1.    ORIENTAÇÕES

  • O texto/proposta deve ser enviado exclusivamente pelo Portal ANPEd no link http://sistema.anped.org.br/public/index.php/autenticacao/index
  • É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão do texto/proposta, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida posteriormente a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado. 
  • O texto/proposta submetido à 3ª Anped Norte deve ser inédito e não pode ter sido apresentado ou publicado em outro evento científico.
  • Só serão publicados nos anais da 3ª Anped Norte os textos autorizados pelos autores, no momento da submissão, os quais cedem à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do trabalho.
  • Os textos NÃO devem conter nenhuma identificação que o exclua por quebra de anonimato: referência explícita da autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé; citação, vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação ou tese do autor.
  • Os autores deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa bem como para a correção linguagem e normatização técnica da ABNT.  

2 REGRAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO 2.1. COMUNICAÇÃO ORAL

  • Serão aceitas pesquisas finalizadas, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise;
  • O texto organizado em forma de resumo expandido deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências e conter entre 15.000 a 20.000 caracteres com espaços e atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave).

2.2. PÔSTER 

  • Serão aceitos como pôsteres trabalhos que apresentem pesquisas em andamento.
  • O texto organizado em forma de resumo expandido deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, resultados parciais e referências e conter entre 10.000 a 12.000 caracteres com espaços e atender as normas da ABNT: (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman; fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave).
  • Para apresentação na 3ª ANPEd Norte, o pôster deverá ser elaborado em Power Point com um Slide para apresentação em projetor multimídia, a ser disponibilizado pela Secretaria da 3ª Anped Norte, não sendo necessário a confecção de banner.

ATENÇÃO:
→ As anuidades da ANPEd de 2020, de todos/as os/as autores/as, deverão estar quitadas para que o trabalho seja submetido.
→ Os/as Bolsistas de Iniciação Científica deverão estar com as inscrições do evento quitadas, não sendo necessária sua associação à ANPEd.
→ O pagamento da anuidade da ANPEd deverá ser realizada com, no mínimo, 02 (dois) dias úteis de antecedência ao prazo final de submissão de trabalhos, com o objetivo de garantir o processamento da operação bancária. Cuidado para não agendar a data de pagamento após dois dias de antecedência, pois o pagamento precisa estar quitado para submissão do trabalho.
→ O pagamento da inscrição deverá ser feita conforme o cronograma.
→ É obrigatória a presença de, no mínimo, 01 (um) dos/as autores/as para a apresentação do trabalho e sua certificação.
→ Os textos enviados não serão passíveis de substituição e/ou modificações após a sua submissão.
→ Serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico, os textos aprovados e que tiverem autorização dos/as autores/as para tal.

→ Os/as autores/as, ao enviarem o texto para avaliação e optarem (no momento da submissão) pela publicação nos anais do evento, cedem à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras.
→ Orienta-se que o preenchimento atento e correto do formulário de inscrição e submissão, pois o registro correto das informações é de inteira responsabilidade dos/as autores/as e coautores/as. Os dados informados no cadastro e no formulário de inscrição serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao inscrito, autor/a e/ou ao trabalho.

Painel: inscrição e submissão

Os Painéis Temáticos visam ser espaço de interlocução e debate de temas emergentes na área da pesquisa em educação no Norte a partir dos PROCADs, ou de outros temas, vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação da região. Devem ter um caráter de interlocução entre as temáticas contempladas nos PROCADs, ou de outros temáticas, e representar a oportunidade de diálogo com pesquisadores(as) experientes da área.

A articulação do painel, o envio do arquivo e a organização da apresentação serão de responsabilidade do(a) coordenador(a).

Estrutura dos Painéis:

  • Os painéis devem ser submetidos no seguinte formato: coordenador e autores dos resumos expandidos. Cada painel deverá estar composto de três resumos expandidos, sendo que a COORDENAÇÃO do painel deverá estar sob a responsabilidade de um(a) autor(a) de um dos três resumos.
  • Cada resumo expandido inscrito no painel poderá ter no máximo dois(duas) autores(as).
  • Cada proposta de painel deverá envolver preferencialmente, TRÊS INSTITUIÇÕES DIFERENTES.

Regras de Submissão:

  • Para a realização da submissão do Painel é necessário que todos(as) os(as) autores(as) sejam associados(as) da ANPEd e estarem com a anuidade de 2020
  • Para apresentar o Painel, todos(as) os(as) autores(as) devem se inscrever na 3ª Reunião Regional Norte da ANPEd.
  • Os(as) autores(as) só poderão participar de uma única proposta de painel. A constatação de inscrição em mais de um Painel resultará na anulação das submissões.

Poderão participar do painel:

Professores(as) pesquisadores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte.

Submissão:

  • O envio deverá ser feito exclusivamente pelo(a) Coordenador(a) do Painel, para o e-mail: painel.anpednorte3@gmail.com
  • O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.
  • Ao enviar a proposta para avaliação, o (a) coordenador(a) do Painel e demais autores(as), estarão cedendo à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido texto relativo ao Painel, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e
  • Lembra-se aos(às) autores(as) a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.
  • Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao(à) autor(a) e/ou aos resumos (emissão de documentos, publicações, comprovantes, ).

Formatação do Painel

Os(as) proponentes deverão apresentar propostas completas de painéis, uma vez que a Comissão Organizadora NÃO irá estruturar painéis a partir de propostas individuais. A proposta deve ser encaminhada pelo(a) Coordenador(a) do Painel, programa Word for Windows, que deverá criar um título pertinente aos resumos que o comporão. No ato da submissão do painel, o(a) Coordenador(a) deverá anexar em um único arquivo:

  • Título do Painel em fonte maiúscula, com alinhamento centralizado;
  • Nome dos(as) autores(as) dos resumos com a identificação institucional, alinhado à direita;
  • Nome do(a) COORDENADOR(A) com a identificação institucional, alinhamento à esquerda;
  • Resumo geral do painel, com até 250 palavras, alinhamento justificado, espaçamento simples;
  • Palavras-chave (de três a cinco), separadas por ponto e vírgula [;];
  • A inclusão dos respectivos resumos expandidos, conforme formatação constante neste Edital, item “Digitação e formatação dos resumos do painel”.

Obs.: O nome do coordenador deve aparecer na lista de autores e na indicação do(a) coordenador(a).

Quantidade e Duração do painel: 90 minutos

Para apresentação serão aceitos até o total de 8 painéis.

A apresentação dos resumos deverão ser em até 60 minutos. Deverão ser dedicados 30 minutos finais para debate entre os participantes.

A apresentação dos painés será no dia 18/03/2021 (quinta-feira) das 19h às 21h e/ou no dia 20/03/2021 (sabado) das 9h às 11h, nos Blocos E,H.

Composição dos resumos que acompanham o painel para publicação

Cada resumo devera estar composto de: introdução (justificativa, problema de pesquisa e objetivos), metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências, estruturado em até 800 palavras, incluindo as referências.

Digitação e formatação dos resumos do painel

Cada resumo em até 800 palavras a compor o PAINEL deverá ser organizado conforme instruções que seguem:

  • Programa: Word for Windows;
  • Fonte: Time New Roman, tamanho 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm.
  • Título em minúsculo, em negrito, com alinhamento centralizado;
  • Nome dos(as) autores(as) com a identificação institucional, alinhado à direita;
  • Até três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula [;];
  • Resumo abaixo das palavras-chave, espaçamento simples, sem nenhum espaçamento diferente entre parágrafos e alinhamento justificado;
  • Referências: As citações e Referências devem seguir as normas da ABNT. Utilizar notas de final de texto e não de rodapé. As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras

Obs.: caso haja ilustrações como quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias, desenhos etc) estes devem vir no corpo do texto, com legendas explicativas na margem superior da ilustração, e com indicação de fonte na margem inferior, ambos com fonte de letra tamanho 10.

Avaliação:

A avaliação será realizada por uma comissão constituída para esse fim, com duas avaliações para cada proposta.