Sejam bem-vindo/as!

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC), a ANPEd, juntamente com seus Programas do Norte, filiados institucionalmente, os Programas convidados: PPGED/UEPA, PPGE/UFAC, PPGE/UFAM, PPGE/UFOPA, PPGED/UFPA, PPEB/UFPA, PPGE/UFT, PPGE/UNIR, PPGEE/UNIR, PPGEDUC/UFPA), PPGE/UERR, PPPGE/UFT, PPGE/UNIFAP, e a Coordenação do Forpred Norte, organizam a 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd, a ocorrer no período de 24 a 26 de outubro de 2018, na Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, para a qual convidam todos a participar.

A ANPEd Norte nasce junto com o Forpred Norte, congregando todos os Programas de Pós-graduação em Educação do Norte do Brasil. Sua fundação começa a ser articulada em 11 de junho de 2014, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ocasião em que coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, reunidos para tratar da organização e dos desafios da Pós-graduação. Após análise sobre a reestruturação da ANPEd, a expansão dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, em particular os da região Norte, e os desafios a serem enfrentados no contexto amazônico, resolveram, por meio de uma carta de intenção, iniciar o processo de criação do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte (Forpred Norte), desmembrado, assim, do Nordeste.

Nessa reunião, os (as) coordenadores (as) Ivanilde Apoluceno de Oliveira e Tânia Regina Lobato dos Santos (UEPA), Olgaíses Cabral Maués e Sônia Araújo (UFPA), Tânia Brasileiro e Maria Lilia Colares (UFOPA), Raimundo Nonato Falabelo (UFPA/Cametá), Jocyléia Santana dos Santos (UFT) e Antônio Carlos Maciel (UNIR) avaliaram que o crescimento do número de Programas em Educação na região indicava a necessidade de criação de um Fórum autônomo, que possibilitasse o fortalecimento e a consolidação da identidade regional desses Programas, por meio da integração, do intercâmbio e de redes de pesquisa, a partir de uma agenda comum sobre a Educação na Amazônia.

Assim, em 2014, por ocasião do XXII Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste (EPENN), a carta de intenção é apresentada e o desmembramento do Norte é oficializado. Desta forma, o Fórum Norte de Pós-Graduação em Educação (Forpred Norte) é então criado. Nesse processo, a Prof.ª Olgaíses Cabral Maués (PPGED/UFPA) e a Prof.ª Arminda Mourão (PPGED/UFAM) são eleitas coordenadora e vice-coordenadora do Fórum, e o PPGED da UFPA escolhido para sediar a 1ª ANPEd Norte, que ocorreu de 19 a 21 de outubro de 2016, na cidade de Belém, campus da UFPA do Guamá-PA. O tema da 1ª Reunião foi: “Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a Educação na Panamazônia”.

O tema desta 2ª Reunião é: “Desafios da Educação na Amazônia: ultrapassar fronteiras e superar limites”. Entendemos que o tema ‘Fronteira’ precisa de uma urgente discussão, e no seu mais amplo espectro, porque nos coloca diante da necessidade de políticas públicas de educação capazes de lidar com a complexidade que se transformou as regiões de fronteira da Amazônia, e por incorporar debates sobre o encontro/confronto com Outro, sobre os limites físicos e simbólicos da questão Nacional, e sobre a territorialidade na sua mais ampla compreensão. Também entendemos ser urgente debater ‘fronteira’ no âmbito da relação da educação com as discussões étnicas, de gênero, geracional e cultural, entre outras.

Para tanto, a 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd está composta de conferência de abertura, lançamento de livros, sessões especiais constituídas por pesquisadores locais e convidados externos de reconhecimento internacional, mesas-redondas com pesquisadores de larga experiência acadêmica, apresentação de trabalhos e reuniões científicas.

Assim, convidamos todos os associados e interessados a participar da 2ª ANPEd Norte, a conhecer nossa programação e a se inscrever para apresentação de trabalhos neste evento, que já é o mais importante da região na área da Educação.

Rio Branco vos aguarda! A UFAC está de braços abertos para recebê-los!

Um comentário em “Sejam bem-vindo/as!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *