Normas para Submissão

→ Poderão inscrever trabalhos científicos:

  • Professores/as, pós-doutorandos/as e estudantes com vínculo nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e áreas afins da Região Centro-Oeste que estejam associados/as à ANPED (associar-se agora);
  • Mestres/as e Doutores/as titulados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e áreas afins que estejam associados/as à ANPED (associar-se agora);
  • Professores/as de Educação Básica vinculados/as à Projetos e/ou Grupos de Pesquisa e que estejam associados/as à ANPED (associar-se agora);
  • Bolsistas de Iniciação Científica.

Confira as informações sobre as categorias de inscrições, clicando aqui.

→ As submissões de trabalhos serão feitas na área restrita do site da ANPED, (sistema.anped.org.br) acessada pelo login (CPF) e senha definida no momento do cadastro e inscrição.

→ O prazo para submissões de trabalhos encerra-se no dia 31 de maio de 2018.

→ Poderão ser submetidos trabalhos em duas categorias: Trabalho Completo e Pôster.

→ As inscrições no evento e as anuidades da ANPED, de todos/as os/as autores/as, deverão estar quitadas para que o trabalho seja submetido.

→ Os/as Bolsistas de Iniciação Científica deverão estar com as inscrições do evento quitadas, não sendo necessária sua associação à ANPED.


ATENÇÃO:

Os pagamentos da inscrição no evento e da anuidade da ANPED deverão ser realizados com, no mínimo, 02 (dois) dias úteis de antecedência ao prazo final de submissão de trabalhos, com o objetivo de garantir o processamento da operação bancária.


→ Cada autor/a poderá ter participação em, no máximo, 02 (dois) trabalhos (Trabalho Completo e/ou Pôster), sendo somente em 01 (um) como autor/a principal. O número de autores/as por trabalho limita-se a, no máximo, 03 (três).

→ Os trabalhos submetidos para avaliação não devem possuir identificação de autoria ou qualquer forma de identificação da instituição de origem ou de grupos e/ou projetos de pesquisa, sob pena de exclusão pelo Comitê Científico por quebra de anonimato.

→ É obrigatória a presença de, no mínimo, 01 (um) dos/as autores/as para a apresentação do trabalho e sua certificação.

→ O Certificado de Apresentação será emitido por trabalho e nele constará os nomes dos/as respectivos/as autores/as.

→ Não poderão submeter trabalhos científicos os/as coordenadores/as dos Grupos de Trabalhos (GTs) e os membros do Comitê Científico.

→ Os/as pareceristas Ad Hoc poderão submeter trabalho, no entanto, deverão informar ao/à coordenador/a de GT caso a submissão seja para o mesmo eixo temático em que atue como parecerista.

→ Os textos enviados não serão passíveis de substituição e/ou modificações após a sua submissão.

→ Serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico, os textos aprovados e que tiverem autorização dos/as autores/as para tal.

→ Os/as autores/as, ao enviarem o texto para avaliação e optarem (no momento da submissão) pela publicação nos anais do evento, cedem à ANPED a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras.

→ Orienta-se que o preenchimento atento e correto do formulário de inscrição e submissão, pois o registro correto das informações é de inteira responsabilidade dos/as autores/as e coautores/as. Os dados informados no cadastro e no formulário de inscrição serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao inscrito, autor/a e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes, etc.).

  1. CPF(s) dos/as autores/as;
  2. Título do Trabalho;
  3. Resumo do trabalho com no máximo 1.300 caracteres com espaços;
  4. Palavras-chave (de 3 a 5);
  5. Agência ou instituição financiadora (quando houver);
  6. Opção quanto à publicação ou não do texto nos anais do evento;

→ O texto deverá conter entre 15.000 e 20.000 caracteres com espaços, sendo contados:

  • Título do trabalho;
  • Texto completo do trabalho (incluindo o Resumo);
  • Notas;
  • Referências;
  • Quadros, tabelas e figuras;

    ATENÇÃO:

O texto completo deverá ser inserido (colado) no formulário eletrônico (no momento da submissão) com a formatação adequada à sua publicação: correção de linguagem e normas da ABNT (alinhamentos, espaçamentos, recuos em citações, notas de fim). Não podem ser usadas notas de roda. Caso o texto seja desformatado ao ser inserido no formulário eletrônico, o/a autor/a deve refazer a formatação no próprio sistema.

* Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima citadas, serão excluídos.


  1. CPF(s) dos/as autores/as;
  2. Título do pôster;
  3. Resumo do trabalho com no máximo 1.300 caracteres com espaços;
  4. Palavras-chave (de 3 a 5);
  5. Agência ou instituição financiadora (quando houver);
  6. Opção quanto à publicação ou não do texto nos anais do evento;

→ O texto na íntegra deverá conter entre 8.000 e 10.000 caracteres com espaços, incluídos:

  • Título do pôster;
  • Texto completo do pôster (incluindo o resumo);
  • Notas;
  • Referências;
  • Quadros, tabelas e figuras.

ATENÇÃO:

  • O texto completo deverá ser inserido (colado) no formulário eletrônico (no momento da submissão) com a formatação adequada à sua publicação: correção de linguagem e normas da ABNT (alinhamentos, espaçamentos, recuos em citações, notas de fim). Não podem ser usadas notas de rodapé. Caso o texto seja desformatado ao ser inserido no formulário eletrônico, o/a autor/a deve refazer a formatação no próprio sistema.

* Os pôsteres que, por qualquer razão, não atenderem a qualquer das condições acima citadas, serão excluídos.


→ Todos os Trabalhos Completos e Pôsteres serão avaliados por dois pareceristas Ad Hoc do GT escolhido para a submissão. Em casos de pareceres discrepantes, o membro do Comitê Científico será solicitado para exarar parecer.

→ Os textos poderão receber dois resultados:

  • Aceito: quando for identificada a adequação do texto à temática e exigências do evento.
  • Negado: quando for identificada a inadequação do texto à temática e exigências do evento.

→ Em ambos os casos o/a autor/a irá receber um parecer descritivo.

→ O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;
  • Riqueza conceitual na formulação dos problemas;
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  • Interlocução com a produção da área;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

 


 

Voltar ao Topo | Página Inicial