Apresentação

XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – Reunião Científica Regional da ANPED

Educação e Democracia: desafios e resistências da pós-graduação


Período de realização do evento: 15 a 18 de outubro de 2018.

Carga horária prevista: 40 horas.

Público alvo:

  • Membros da diretoria da ANPED/Nacional;
  • Coordenação do FORPRED/Nacional;
  • Professores/as e pesquisadores/as credenciados/as nos Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, acadêmicos/as e profissionais da Região Centro-Oeste;
  • Pesquisadores/as realizando estágios de pós-doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins da Região Centro-Oeste;
  • Mestres/as e doutores/as;
  • Professores/as da Educação Superior;
  • Professores/as da Educação Básica;
  • Estudantes de Mestrado e Doutorado com vínculo nos Programas Acadêmicos e Profissionais de Pós-Graduação em Educação e áreas afins da Região Centro-Oeste;
  • Estudantes de Graduação;
  • Outros/as profissionais.

Nº de participantes previstos: 700 (setecentos).

Proponentes: Programa de Pós-Graduação em Educação – UNEMAT/Cáceres e Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPRED-CO).

Local de realização: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” (UNEMAT) Campus Universitário “Jane Vanini” – Cáceres/MT.

Endereço: Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNEMAT. Avenida Santos Dumont, s/n – Bairro DNER – Cidade Universitária. CEP: 78.200-000 – Cáceres – Mato Grosso.

Telefone para contato: +55 65 3223-0728 (PPGEdu/UNEMAT)

E-mail: anped-co-2018@unemat.br


O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPRED- Centro-Oeste), realizarão no período de 15 a 18 de outubro de 2018, o XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – Reunião Científica Regional da ANPED, que discutirá o tema “Educação e Democracia: desafios e resistências da pós-graduação”.

O evento constitui-se em um espaço privilegiado para o debate qualificado acerca das dificuldades impostas à produção acadêmica no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação em todo o país em um momento de reorganização do capital global. Em um movimento de resistência e reafirmando a perspectiva de maior democratização da educação na pós-graduação, com condições de acesso, permanência e busca de soluções para as questões educacionais, este evento privilegia a apresentação de pesquisas concluídas nesta área na região Centro-Oeste do Brasil.

Estima-se a participação de cerca de 700 (setecentos) pesquisadores/as, dentre estudantes de mestrado e doutorado, professores/as e pesquisadores/as de 23 (vinte e três) Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, acadêmicos/as e profissionais, bem como pesquisadores/as em estágios de pós-doutorado. Esses/as profissionais circularão nos diversos espaços e programações do evento, contribuindo com deliberações dos 17 (dezessete) Grupos de Trabalho (GTs).

O evento compreende a reunião de professores/as e pesquisadores/as, vinculados/as ao ensino superior e à formação científica de profissionais da Educação e se constitui em espaço para divulgação dos estudos e pesquisas originados nos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste. Nesse espaço, espera-se proporcionar a interlocução crítica e o debate propositivo sobre Educação, Democracia e os desafios e resistências da Pós-Graduação de forma articulada ao cenário da produção de conhecimento em Educação na Região Centro-Oeste.

O XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Regional Centro-Oeste tem por finalidade socializar e debater o conhecimento produzido no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e áreas afins da região Centro-Oeste, bem como propor, em conjunto, caminhos e soluções, visando enfrentar os desafios à democratização da Educação via condições objetivas de produção do conhecimento.

  • Promover interlocução entre pesquisadores/as e estudantes dos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste;
  • Possibilitar maior visibilidade ao importante papel desempenhado pela Universidade do Estado de Mato Grosso na região, especialmente no âmbito da pesquisa em Educação;
  • Estreitar as relações institucionais entre os PPGEs da região Centro-Oeste e entre os PPGEs e a rede de Educação Básica;
  • Oportunizar interlocuções e intercâmbio entre pesquisadores/as e possibilitar a formação de grupos e redes de pesquisa.

Voltar ao Topo | Página Inicial